Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18007
Título: Perfil epidemiológico dos doentes com tuberculose assistidos na Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Oliveira, Islândia Francelino de
Palavras-chave: Perfil epidemiológico
Tuberculose
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 27-Set-2017
Resumo: OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos doentes com tuberculose assistidos na atenção primaria à saúde do município de Campina Grande/PB. METODOLOGIA: Estudo descritivo quantitativo realizado no município de Campina Grande/PB. A população do estudo foi composta por todos os casos de tuberculose assistidos na atenção primária à saúde e notificados no período de outubro de 2015 a fevereiro de 2017. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro de 2016 a junho de 2017, no ambulatório de referencia e no domicilio do doente. Os dados foram armazenados em planilhas eletrônica do Microsoft Office Excel e foram analisados por meio de estatística descritiva com cálculos de frequências absolutas e relativas das variáveis: faixa etária, sexo, forma clínica da tuberculose, renda familiar, escolaridade, trabalho, trajetória até diagnóstico, tempo gasto para receber diagnóstico, visita domiciliar, tempo gasto para UBSF reação do paciente, modalidade de tratamento e vinculo e acolhimento. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Universidade Estadual da Paraíba. RESULTADOS: Verificaram-se a prevalência do sexo masculino (52,7%), da faixa etária de 18-22 anos (13%), 74,6% sabiam ler e escrever, 38,2% apresentou renda suficiente, porém 72,7% não trabalhavam. Em relação ao forma clinica da Tuberculose, 81,8% apresentaram a forma pulmonar. Quanto ao acesso aos serviços de saúde: 98,2% dos doentes gastam menos de 30 min pra se deslocar a UBSF, 42% fizeram uma trajetória em mais de 2 serviços de saúde pra obterem diagnóstico, 54,5% dos doentes esperaram mais de um mês para obter o diagnóstico de TB, 53% dos doentes referem ter tido reações negativas frente ao diagnóstico da doença e 74% fizeram tratamento auto-administrado, 74 % referiram ser sempre ouvidos pelos profissionais de saúde, e 57 % dos entrevistados nunca receberam visita domiciliar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conhecer o perfil epidemiológico dos doentes com tuberculose no município é fundamental para subsidiar o fortalecimento de ações de saúde direcionadas a prevenção e controle da doença no contexto em que o doente está inserido, melhorando a qualidade de vida.
Descrição: OLIVEIRA, I. F. de. Perfil epidemiológico dos doentes com tuberculose assistidos na Atenção Primária à Saúde. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18007
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islandia Francelino de Oliveira.pdfPDF - Islandia Francelino de Oliveira10.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.