Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18008
Título: Percepções de profissionais de saúde sobre o cuidar de idosos hipertensos e diabéticos em ambiente hospitalar
Autor(es): Henrique, Mayara Gomes de Sousa
Palavras-chave: Envelhecimento
Cuidados de enfermagem
Idosos
Diabetes
Hipertensão Arterial Sistêmica
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Tratou-se de um estudo analítico de abordagem mista cujo objetivo geral foi analisar a percepção de profissionais de saúde sobre o cuidar de idosos internados por hipertensão e diabetes em ambiente hospitalar, visando tecer uma reflexão teórica e aprofundada sobre sugestões e dificuldades a serem enfrentadas frente ao envelhecimento populacional. O local escolhido foram as Alas C e D do Hospital Universitário Alcides Carneiro, situado no município de Campina Grande/PB. A coleta de dados foi feita em duas etapas subsequentes: I) Seleção de prontuários de idosos hospitalizados por hipertensão e/ou diabetes no período de Abril a Junho de 2016; II) Seleção dos profissionais envolvidos com o cuidar de idosos hospitalizados por Hipertensão e/ou diabetes. Dessa forma de 55 prontuários, verificou-se que 25 profissionais participaram de cuidados de acordo com o levantamento documental dos prontuários. Destes, para análise qualitativa, houve a participação de 13 profissionais de saúde, levando em consideração os critérios de inclusão: ser profissional de saúde, atuar no cuidado ao idoso hospitalizado e se disponibilizar a responder um questionário semiestruturado. Os dados foram criteriosamente selecionados e analisados e transcritos em texto utilizando a categorização temática por análise do conteúdo de Bardin (2009). Os resultados apontaram para duas categorizações temáticas: I) Dificuldades enfrentadas no cuidar de pessoas idosas hospitalizadas por hipertensão e diabetes; II) Sugestões para melhoria do cuidado prestado as pessoas idosas hospitalizadas por hipertensão e diabetes. Como considerações finais, verificou-se que urge uma necessidade de novas formas de organização dos serviços de saúde, de maneira que possa atender as necessidades da população que envelhece. O presente estudo demonstrou a necessidade de formação gerontogeriátrica para profissionais de saúde frente às necessidades dos idosos e na orientação dos cuidadores e acompanhantes principalmente quando hospitalizados.
Descrição: HENRIQUE, M. G. de S. Percepções de profissionais de saúde sobre o cuidar de idosos hipertensos e diabéticos em ambiente hospitalar. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18008
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Gomes de Sousa Henrique.pdfPDF - Mayara Gomes de Sousa Henrique11.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.