Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18009
Título: Avaliação da atividade anti-inflamatória e toxicológica de um derivado n-acilhidrazônico
Autor(es): Silva, Pablo Rayff da
Palavras-chave: Hidrazonas
Atividade anti-inflamatória
Química medicinal
Química farmacêutica
Data do documento: 23-Out-2017
Resumo: Com o advento da química medicinal, houve uma maior diversidade de estruturas químicas privilegiadas com as mais diversas potencialidades terapêuticas. Dentre as estruturas carbôni- cas promissoras, tem-se os derivados N-acilhidrazônicos, que contém grupos farmacofóricos importantes, que os torna grande candidatos a fármacos com atividade anti-inflamatória. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a atividade anti-inflamatória e toxicológica do composto derivado N-acilhidrazônico: 2-ciano-N’-[4-(metilssulfonil) benzilideno]-acetohidrazida (JR04). Foram utilizados camundongos (Mus musculus) de ambos os sexos. A atividade anti-inflamatória foi avaliada pelos modelos de peritonite, edema de pata e bolsão de ar subcutâ- neo, utilizando como agente inflamatório a carragenina. A segurança de uso foi verificada pelo teste de toxicidade aguda de dose única e a avaliação comportamental segundo o proto- colo da triagem farmacológica proposta por Almeida et. al. (1999). Os resultados foram ex- pressos utilizando a análise de variância, seguido do pós teste de Dunnet ou Tukey, tratados pelo Software GraphPad Prisma. O projeto foi aprovado pela comissão de ética no uso de animais (CEUA) sob número: 5905022016. No modelo de peritonite induzida por carrageni- na, o composto JR04 apresentou uma inibição da migração leucocitária em 48,3 e 54,1 %, para as doses de 10 e 20 mg.kg , respectivamente. Como não houve diferença significante entre as duas doses, foi escolhida a dose de 10 mg.kg^-1 para os demais experimentos. No modelo de edema de pata a inibição do edema foi de 76, 95 e 96% na segunda, terceira e quarta hora, respectivamente. No bolsão de bolsão de ar subcutâneo, o JR04 inibiu a migração celu- lar em 55%. Na avaliação da toxicidade aguda do composto JR04 (100 mg.kg ) não produziu alteração fisiológica ou comportamental, indicando baixa toxicidade. Os resultados obtidos mostram o potencial terapêutico do composto JR04 como anti-inflamatório, entretanto, faz necessária à continuação desses estudos, para ratificar a segurança do seu uso, e elucidar os possíveis mecanismos envolvidos na resposta farmacológica.
Descrição: P. R. da. Avaliação da atividade anti-inflamatória e toxicológica de um derivado n-acilhidrazônico. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18009
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Rayff da Silva.pdfPDF - Pablo Rayff da Silva16.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.