Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18011
Título: Os benefícios do exercício físico em idosos diabéticos
Autor(es): Abreu Júnior, Givaldo Falcão de
Palavras-chave: Exercício físico
Atividade física
Idoso
Diabetes mellitus
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: A diabetes Mellitus II tem sua ocorrência maior em adultos e idosos, surge quando o organismo não utiliza de forma correta a insulina ou não produz o suficiente, para o controle. Cerca de 90% dos indivíduos diabéticos são do tipo II.O treinamento resistido é uma alternativa não medicamentosa que contribui para um processo de envelhecimento saudável. O exercício físico exerce a função de reduzir o percentual de gordura corporal e melhorar a sensibilidade da insulina. O estudo teve como objetivo relatar experiência vivida com idosos portadores de Diabetes Mellitus do tipo II com prática da musculação. A sua metodologia teve como base, treinos realizados 3 vezes na semana, com duração de 40 minutos e 30 dias de adaptação com intensidade moderada e ênfase em grandes grupos muscular, após essa fase foi acrescido mais um dia de treino e 20 minutos por dia, durante 60 dias com intensidade moderada e seguindo a ênfase nos grandes grupos musculares. Com isso pude relatar de forma mais objetiva a minha experiência com o grupo referido, agregando conhecimento não apenas com a doença, mas também com o grupo de idosos.
Descrição: ABREU JÚNIOR, G. F. de. Os benefícios do exercício físico em idosos diabéticos. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18011
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Givaldo Falcão de Abreu Júnior.pdfPDF - Givaldo Falcão de Abreu Júnior3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.