Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18015
Título: Análise da produção científica de docentes de uma universidade pública estadual do nordeste do Brasil
Autor(es): Dantas, Millena Nunes
Palavras-chave: Produção científica
Construção científica
Docentes
Data do documento: 14-Set-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores que influenciaram na produtividade científica do corpo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mensurando o desempenho por áreas gerais de conhecimento e em nível de departamento, entre os anos de 2011-2015. A partir do currículo Lattes dos 911 docentes da UEPB, foram coletadas as seguintes informações: número de publicações de livros, capítulos de livros, artigos, fomento (bolsistas PQ), título acadêmico, participação em programas de Pós-graduação (PPG) e a soma de orientações concluídas a alunos de graduação e pós-graduação. A produção dos docentes no período analisado contabilizou um total de 3.816 artigos, 383 livros e 1.257 capítulos de livros. A maior parte dos artigos publicados (55,8%) está atrelada aos docentes integrantes da pós-graduação, embora estes representem apenas 21% do corpo docente da universidade. Foi verificada a existência de 14 professores detentores da bolsa produtividade (PQ), dos quais 13 são homens, revelando, portanto, uma distribuição predominantemente masculina de bolsistas nesta modalidade. Um total de 290 docentes não teve nenhuma publicação científica no período analisado. Não foi observada diferença significativa na produção científica total (artigos, livros e capítulos) de acordo com o sexo dos docentes. Constatou-se que os pesquisadores das áreas das Ciências da Saúde e Ciências Biológicas apresentaram uma maior produção científica quanto a publicação de artigos em periódicos quando comparada às outras áreas (P<0,05). As áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas tiveram a maioria de seus trabalhos divulgados em livros e capítulos nacionais. A maior produtividade partiu de autores vinculados aos departamentos de Biologia e Enfermagem, os quais tiveram maior número de publicações em revistas indexadas em bases de influência internacional (SCOPUS e Web of Science). Docentes dessas áreas apresentam os índices-h mais altos em relação à outras áreas. Através da avaliação da construção científica dos docentes da UEPB, foi possível observar que a produção científica está concentrada em uma minoria de professores, e os fatores que podem ter influenciado na produtividade dos mesmos, foram a área de concentração e o vínculo à PPG.
Descrição: DANTAS, M. N. Análise da produção científica de docentes de uma universidade pública estadual do nordeste do Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18015
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Millena Nunes Dantas.pdfPDF - Millena Nunes Dantas10.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.