Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18022
Título: Aplicabilidade do extrato hidroalcoolico de amora miura (Morus nigra L.) em mulheres no climatério
Autor(es): Pereira, Poliana Marques
Palavras-chave: Fogacho
Saúde da mulher
Planta medicinal
Fitoterapia
Reposição hormonal
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: Morus nigra L. é uma espécie vegetal que tem sua origem na Ásia, onde frutifica com maior intensidade e abundância, mas é plenamente aclimatizada no Brasil. Informações populares atribuem o uso desta planta, conhecida popularmente como amora preta, efeito semelhante ao obtido com o uso do estrogênio, utilizado na Terapia de Reposição Hormonal por mulheres no climatério. Estudos experimentais, porém, são controversos para verificar o efeito estrogênico esperado em um produto que alivia os sintomas do climatério. A investigação científica de plantas utilizadas pela população para fins medicinais é interessante a medida que muitas informações populares podem ser verificadas. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do extrato hidroalcoólico das folhas da Morus nigra L. em mulheres climatéricas assistidas em uma Igreja localizada no município de Campina Grande, Paraíba. Trata -se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 30 mulheres. Os resultados evidenciaram que 96,9% relataram melhoras no principal sintoma climatérico apresentado, o fogacho; 91,66% informaram que houve diminuição na incidência da insônia. Concluiu-se que com os dados obtidos a utilização do extrato hidroalcóolico de Morus nigra L. pode melhorar significativamente os sintomas do climatério, em especial, o fogacho que foi o mais citado entre as mulheres assistidas.
Descrição: PEREIRA, P. M. Aplicabilidade do extrato hidroalcoolico de amora miura (Morus nigra L.) em mulheres no climatério. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18022
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana Marques Pereira.pdfPDF - Poliana Marques Pereira10.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.