Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18024
Título: Efeitos do treinamento por biofeedback cardíaco nos níveis pressóricos, estresse e ansiedade de hipertensos
Autor(es): York, Beatriz Souza de Albuquerque Cacique New
Palavras-chave: Hipertensão
Ansiedade
Estresse psicológico
Biorretroalimentação psicológica
Coerência cardíaca
Data do documento: 13-Nov-2018
Resumo: INTRODUÇÃO: Hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica cuja condição clínica é multifatorial, caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos influenciada pelo estresse e ansiedade. A HA pode ser tratada pelo biofeedback cardíaco, terapia esta que proporciona a autorregulação pela qual o paciente aprende a otimizar o funcionamento de seu sistema nervoso autônomo. OBJETIVO: O presente estudo visa avaliar a influência coerência cardíaca por meio da terapia por biofeedback cardíaco (BC) sobre os níveis pressóricos, estresse e ansiedade em hipertensos. MÉTODOS: Participaram deste estudo 13 indivíduos com HA no Estágio I e II, média de 57,5 ± 14,7 anos de idade. Os participantes foram submetidos à terapia com BC por 8 sessões de 20 minutos, em que foram avaliados através da Avaliação Clínica, Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton, Escala de Estresse Percebido e variáveis cardiovasculares. Foram consideradas correlações estatisticamente significativas quando o valor de p foi menor ou igual a 0,05 com um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A comparação das médias entre PASI e PASF de mulheres apresentou um P= 0.03 [-21,3 – -1,54]. A análise comparativa mostrou significância estatística para mulheres na variável FCit e FCft P= 0,03 [-3,5 – -0,2] e para homens na PASit e PASft com P= 0,01 [-18 – -2,9]. Na comparação das médias de ansiedade antes e após o treinamento houve significância estatística para as mulheres com P= 0,01 [-9,3 – -1,8]) e para os homens a comparação apresentou um valor de P= 0,06 [-14,7 – 0,7]. Não houve redução importante na comparação do estresse antes e após treinamento sendo P= 0.8 [-14,9 – 12,9] para os homens e P= 0,4 [-6,7 – 3,6]) para as mulheres. Apesar de termos observado correlações estatisticamente significativas para a ansiedade, a relação entre as variáveis Nota x estresse e Nota x ansiedade foi inversamente proporcional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O treinamento por BC reduziu níveis de estresse e ansiedade em hipertensos, sendo observada a redução da ansiedade significativa em hipertensos.
Descrição: YORK, B. S. de A. C. N. Efeitos do treinamento por biofeedback cardíaco nos níveis pressóricos, estresse e ansiedade de hipertensos. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18024
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Souza de Albuquerque Cacique New York.pdfPDF - Beatriz Souza de Albuquerque Cacique New York17.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.