Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18026
Título: A importância do exercício físico no período gestacional: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Menezes, Rayana Vieira
Palavras-chave: Saúde materna
Período gestacional
Exercício físico
Data do documento: 6-Nov-2018
Resumo: Historicamente as mulheres gestantes eram induzidas a ausentar-se das práticas de exercícios físicos, pois acreditava-se que os mesmos pudessem ser prejudiciais ao feto. Já atualmente sabe-se que, ao contrário do que era doutrinado, a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios ao contexto de mãe e filho no perídio gravídico. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender a importância da prática dos exercícios físicos durante o período gestacional, bem como analisar sua influência para o parto normal e os benefícios no período de pós parto. A metodologia aplicada é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, foram utilizadas as bases de dados eletrônicas da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Para busca dos artigos foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DECS), que foram: ―gravidez‖,―exercício‖ e ―gestantes‖. Os resultados encontrados nessa pesquisa foram de grande valência, pois foi possível perceber a importância da prática de exercícios físicos nas mulheres em período gestacional, uma vez que a gravidez não deve ser motivo de abandono das atividades de categoria laboral, esportivas ou de lazer, be m como não é sinônimo de inatividade física. Sendo assim, os estudos baseiam-se nos paradigmas de benefícios e diminuição de complicações para mãe e filho, uma vez que o profissional de educação física compreenda as adaptações musculoesqueléticas e entenda os benefícios e riscos proporcionados para análise de quanto ao tipo, frequência e intensidade das atividades físicas para grávidas. As contribuições encontradas nas literaturas estudadas estão relacionadas a prevenção de possíveis patologias no período gestacional, promoção da qualidade de vida, bem como a seguridade dos profissionais quanto a prescrição de exercícios físicos para esse público alvo.
Descrição: MENEZES, R. V. A importância do exercício físico no período gestacional: Uma revisão bibliográfica. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18026
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayana Vieira Menezes.pdfPDF - Rayana Vieira Menezes11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.