Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18028
Título: Efeitos treinamento aeróbio e do treinamento resistido no controle da pressão arterial: Uma breve revisão
Autor(es): Santos, Igor Ramos Farias
Palavras-chave: Atividade física
Treinamento aeróbio
Treinamento resistido
Pressão arterial
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O treinamento aeróbio é uma forma de tratamento não-farmacológico eficaz no controle da pressão arterial e muito prescrito por profissionais para este fim. Com isso, muitas vezes o treinamento resistido é pouco recomendado e indicado para esses casos. Com isso, o objetivo geral desta breve revisão foi analisar e discutir os efeitos do treinamento aeróbio e da musculação na pressão arterial de indivíduos normais e hipertensos. Na metodologia, os artigos selecionados, passaram por critérios de inclusão, onde; 50 artigos foram selecionados pelo título, 32 artigos foram selecionados pelo resumo e 15 artigos foram selecionados pela leitura do texto completo. A hipotensão pós-exercício aeróbico apresenta magnitude significante e duração prolongada, podendo chegar a redução média da PAS/ PAD após o exercício aeróbico de 15/4 mmHg em hipertensos. Vários estudos demonstram que a hipotensão pós-exercício pode perdurar 16 horas pós- exercício e de diminuição da média da pressão arterial de 24 horas pós-exercício. No treinamento resistido também foram observadas respostas positivas na pressão arterial. No treinamento resistido, diversas variáveis devem ser consideradas. Controlar intensidade, duração da série, falha muscular, tempo de descanso, frequência cardíaca e do volume de treino, são fundamentais para obtenção de bons resultados. Dessa forma, podemos concluir o treinamento aeróbio e o treinamento resistido, causam respostas positivas na pressão arterial, tanto em indivíduos normais, quanto em indivíduos hipertensos de ambos os sexos.
Descrição: SANTOS, I. R. F. Efeitos treinamento aeróbio e do treinamento resistido no controle da pressão arterial: Uma breve revisão. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18028
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Ramos Farias Santos.pdfPDF - Igor Ramos Farias Santos6.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.