Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18030
Título: Abordagem experimental sobre o conceito de ácido e base reutilizando óleo residual de frituras
Autor(es): Nascimento, Débora Coelho do
Palavras-chave: Ensino de Química
Conservação ambiental
Química - Experimentos
Data do documento: 18-Jul-2018
Resumo: O ensino sempre desperta em particular o interesse dos indivíduos pela contextualização e experimentação do conhecimento a ser adquirido, especificamente quando se faz referência ao ensino de química, que na maioria dos casos é apresentado de forma desconectada da realidade dos alunos. Atrelando a essa problemática evidencia-se as complicações ambientais que podem ser compreendidas e salientadas na prática ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva o presente trabalho objetivou abordar experimentalmente o conceito de ácido e base tendo como tema gerador o óleo residual de frituras, abordando, suas implicações ambientais e possibilidades de reutilização. Tratou-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O público alvo foram jovens e adultos da modalidade EJA, regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino do município de Campina Grande-PB. Em uma primeira etapa foram evidenciados os problemas ambientais e o descarte inadequado do óleo de frituras seguida da possibilidade da sua reutilização, sequenciadamente a efetuação dos conceitos de ácidos e bases. Quanto aos resultados, após a coleta do óleo residual de frituras e o seu processamento foi obtido de forma artesanal o sabão. Com a proposta de ensino a maioria dos alunos 67,85%, obtiveram um excelente nível do aprendizado. Quando perguntado aos alunos se facilitou para a compreensão do conteúdo de ácidos e bases, 96,43% consideraram que o método utilizado contribuiu consideravelmente para compreensão do tema abordado. Desse modo, deixou-se claro que, a metodologia desenvolvida corrobora com a literatura sobre a utilização de experimentos que agregam na absorção do conhecimento e que sempre há alternativas de melhoria e conservação do meio ambiente.
Descrição: NASCIMENTO, D. C. do. Abordagem experimental sobre o conceito de ácido e base reutilizando óleo residual de frituras. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18030
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Coelho do Nascimento.pdfPDF - Débora Coelho do Nascimento7.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.