Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18036
Título: Flora da Paraíba, Brasil: Portulacaceae s.l.
Autor(es): Albuquerque, Igor Meneses Cavalcanti de
Palavras-chave: Flora
Taxonomia
América do Sul
Plantas regionais
Caryophyllales
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: Portulacaceae sensu lato possui aproximadamente 30 gêneros e 500 espécies que se distribuem, principalmente, no Oeste da América do Norte, América do Sul e África, com poucos representantes na Europa e Ásia. Apesar de ser um componente comum nas paisagens brasileiras, essa família ainda é pouco estudada, sobremaneira, na região nordeste. Nesse contexto, o presente trabalho compreende o levantamento taxonômico de Portulacaceae sensu lato para o estado da Paraíba, Brasil. No período de Agosto de 2016 a Abril de 2018, foram realizadas coletas e observações em campo complementadas pelas análises das coleções dos herbários locais (ACAM, EAN e JPB). As identificações de gêneros e espécies foram realizadas com o auxílio da literatura especializada para Portulacacaeae. Na área de estudo foram registradas nove espécies em dois gêneros: Portulaca L., com sete espécies (P. elatior Mart., P. giuliettiae T.A.S. Vieira & A.A.O.P. Coelho, P. grandiflora Hook., P. halimoides L., P. mucronata Link., P. oleracea L., P. umbraticola Kunth), dentre estas Portulaca grandiflora Hook., como sendo o novo registro para a flora paraibana, e Talinum Adans., com duas (T. fruticosum (L.) Juss. e T. paniculatum (Jacq.) Gaertn.). Foram confeccionadas descrições morfológicas, chaves para gêneros e respectivas espécies bem como apresentados dados de distribuição geográfica, habitats, floração e/ou frutificação, imagens, estampas em nanquim e comentários sobre afinidades taxonômicas baseados em características vegetativas e reprodutivas para as espécies.
Descrição: ALBUQUERQUE, I. M. C. de. Flora da Paraíba, Brasil: Portulacaceae s.l.. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18036
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Meneses Cavalcanti de Albuquerque.pdfPDF - Igor Meneses Cavalcanti de Albuquerque17.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.