Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18044
Título: O uso de bioadsorventes quitosana/Ag na adsorção de corantes
Autor(es): Oliveira, Rénally Marraly Alves de
Palavras-chave: Reticulação
Nanopartículas de prata
Indústria têxtil
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: A atividade industrial é algo crescente e, como consequência de sua atividade poluente, os problemas ambientais se tornam iminentes. Sabe-se que a indústria têxtil é uma poluidora efetiva. No entanto, com o desenvolvimento de tecnologias, como os processos de adsorção, é possível diminuir a quantidade de poluente a ser descartado inadequadamente e seus impactos ambientais. A utilização da quitosana como adsorvente é de grande revelia pois a mesma é derivada da quitina que é o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza. Entretanto, é notório uma certa dificuldade no seu uso como adsorvente em meio ácido, em função da sua solubilidade, neste meio. Assim, a reticulação vem para solucionar este problema e versatilizar o uso da quitosana em processos de adsorção. A nanociência e a nanotecnologia vêm ganhando destaque nas pesquisas atuais, fazendo que os pesquisadores trabalhem com partículas nanométricas nas mais diversas áreas, como por exemplo a nanopartícula de prata sendo utilizada na adsorção de corantes juntamente um biopolímero, formando assim um bioadsorvente. O objetivo desse trabalho foi sintetizar um bioadsorvente QTS/TPP/AgNPs e utiliza-lo na adsorção de corantes provenientes de uma tinturaria da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia empregada para síntese das esferas é baseada em (PEREIRA, 2014); as nanopartículas de prata foram sintetizadas por meio de gotejamento, onde o borohidreto de sódio foi resfriado em banho de gelo, depois foi colocado sobre agitação magnética e durante a agitação magnética foi gotejando 25 mL de uma solução de Nitrato de Prata 0,001 mol/L sendo gotejada uma gota por segundo. Com as esferas de QTS-Ag foram realizados os ensaios de adsorção, os quais conferem a eficiência do adsorvente na remoção de corantes, ressaltando a influência da massa do substrato, tempo de contato do adsorvente/adsorbato, variáveis que podem ser analisadas diante de uma perspectiva de preponderância empregando o software Statistica version 10, possibilitando a construção de um Planejamento Experimental que demonstrou a massa do substrato sendo variável significativa no processo de adsorção. De acordo com os dados obtidos foi perceptível que a massa do substrato e o tempo são inversamente proporcionais, com isso foi possível notar quanto mais massa do substrato em contato como a efluente maior remoção.
Descrição: OLIVEIRA, R. M. A. de. O uso de bioadsorventes quitosana/Ag na adsorção de corantes. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18044
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rénally Marraly Alves de Oliveira.pdfPDF - Rénally Marraly Alves de Oliveira20.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.