Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18048
Título: Avaliação dos fatores de risco e o status da 25-hidroxivitamina D em portadores de Síndrome Metabólica
Autor(es): Silva, Francisca Gomes da
Palavras-chave: Vitamina D
Síndrome Metabólica
Fatores de Risco Cardiovascular
Data do documento: 10-Out-2018
Resumo: A deficiência de vitamina D tem sido considerado um problema de saúde pública no mundo, em razão de suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças endocrinometabólicas, entre elas, o diabetes mellitus tipo 2, a obesidade e a hipertensão arterial, que constituem a síndrome metabólica (SM). Este estudo objetivou avaliar os fatores de risco bem como a concentração de 25-hidroxivitamina D em pacientes portadores de síndrome metabólica assistidos em uma Unidade Básica de Saúde de Campina Grande-PB. A amostra foi constituída de 90 indivíduos de ambos os gêneros (71,1% mulheres), idade superior a 30 anos, com predominância da população idosa (67,8%). Observou-se que 51,1% dos pacientes assistidos eram portadores de síndrome metabólica. Foi constatado associação significativa entre a ocorrência da SM com os parâmetros: estado nutricional (p=0,001), circunferência abdominal (p=0,003) e glicose de jejum (p<0,001) e diabetes mellitus (p<0,001). Na análise da 25-hidroxivitama D foi constatado que 45,7% dos portadores de síndrome metabólica apresentaram níveis inadequados dessa vitamina, embora não tenha apresentado significância estatística. No entanto, na análise da média de 25-hidroxivitamina D, os portadores de síndrome metabólica apresentaram níveis médios inferiores quando comparado aos não portadores de síndrome metabólica, apresentando significância estatística (p=0,032). Verificou-se diferenças significativas na média dos portadores de SM nos seguintes parâmetros: glicemia de jejum (p=0,001); triglicerídeos (p<0,001); número de componentes da SM (p<0,001). Dessa forma, ficou evidenciado o impacto da 25-hidroxivitamina D com os componentes da síndrome metabólica que constituem fatores de risco para doenças cardiovasculares
Descrição: SILVA, F. G. da. Avaliação dos fatores de risco e o status da 25-hidroxivitamina D em portadores de Síndrome Metabólica. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18048
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Gomes da SIlva.pdfPDF - Francisca Gomes da Silva9.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.