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dc.contributor.authorSilva, Aline Vasconcelos Souto-
dc.date.accessioned2018-12-19T17:42:41Z-
dc.date.available2018-12-19T17:42:41Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18054-
dc.descriptionSILVA, A. V. S. Do discurso machista em A bela adormecida ao discurso feminista em Malévola: o papel da mulher na sociedade ao longo destas narrativas fantásticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs contos de fadas têm um importante papel social em cada período histórico, passando por significativas transformações. O papel da mulher se modificou de acordo com os padrões sociais estabelecidos em cada época, refletidos em adaptações cinematográficas e produções textuais, ganhando novos valores e posições na sociedade. As princesas dos contos de fadas, sejam nos livros ou nas produções cinematográficas, inspiram uma parte de mulheres e crianças a almejarem os ideais que foram estabelecidos através do discurso machista e midiático acerca da imagem feminina, assim como também inspiram outra parte de mulheres e crianças a refletirem sobre a desconstrução desses mesmos ideais. Situados nesse contexto, essa abordagem tem como questão problema a seguinte delimitação: Em que sentido os discursos sobre o ideal da figura feminina evoluem nos contos de fadas até a produção de Malévola e em que medida esse ideal imaginário influencia no modo como as mulheres se vêem em sociedade? Tendo como corpus os contos da Bela Adormecida e suas produções cinematográficas A Bela Adormecida (1959) e Malévola (2014). Para a análise, utilizamos como contribuição, o discurso feminista com base em Beauvoir (1949), Mendes, Vaz e Carvalho (2015) e Butler (2003), como suporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa, com certas categorias tais como: discurso e interdiscurso, sujeito e posições-sujeito de Pêcheux (1969, 1988), Orlandi (1996, 2001, 2003, 2005, 2009, 2010), Foucault (1969, 1980, 1995, 1996, 2006), Althusser (1971) e em Ferreira (2009) e Fernandes (2008). Também temos, na base dos nossos estudos, as teorias gerais sobre contos de fadas de Zipes (1991, 1993, 2006, 2012, 2013, 2014, 2016), Zilberman (2005, 2015), Alberti (2006), Amaral (1992) e Ramalho (1999). O estudo desses autores possibilitaram reflexões sobre a evolução do papel da mulher na sociedade. Também trazemos como contribuição os contos sobre a Bela Adormecida, de Basile (1634), Charles Perrault (1697) e dos irmãos Grimm (1812). A pesquisa teve um caráter qualitativo de estudo bibliográfico, segundo Chiara e Kaimen (2008). Este trabalho tem por objetivo geral analisar o papel da mulher na sociedade, através do conto da Bela Adormecida, e sua releitura em Malévola (2014). Essas produções mostram a figura da mulher em uma formação discursiva tradicional, contrapondo com as produções modernas e pós-modernas que mostram a figura da mulher em uma formação discursiva contemporânea. Foi possível verificar que há deslocamentos da posição de sujeito da mulher passiva, para a mulher ativa, que apontam para as modificações ao longo das releituras do conto da Bela Adormecida, do discurso machista sobre as mulheres, o papel delas na sociedade e a quebra do conservadorismo patriarcal.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria de Lourdes da Silva Leandropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectConto de fadapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleDo discurso machista em A bela adormecida ao discurso feminista em Malévola: o papel da mulher na sociedade ao longo destas narrativas fantásticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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