Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18055
Título: Os corpos da nação: escritas sobre o corpo e a sexualidade feminina nas páginas do jornal O Riso (1911 - 1912)
Autor(es): Castro, Claudiana Faustino de
Palavras-chave: Corpo feminino
Sexualidade feminina
Relações de gênero
Pedagogia da sexualidade
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: Esta monografia tem por objetivo investigar os discursos pornográficos acerca do corpo e da sexualidade feminina no jornal carioca O Riso: semanario artistico e humorístico (1911-1912). A análise visa entender como, num contexto de práticas culturais dentro do campo da sexualidade permissível por meio da ótica do sexo civilizado, moderno e limpo, emerge uma imagem de mulher branca como modelo de mulher libertina em detrimento da mulher negra. A partir do universo cultural carioca aparentemente controverso, o espaço da imprensa é tomado enquanto lugar de jogos de astúcias, de tensões, no qual as relações de gênero se inscrevem; espaço norteado por sistemas de sentidos e significados estabelecidos no meio social pelos discursos masculinos. Logo, o corpo feminino e sua sexualidade são tecidos através de relações de poder. Concentrada no âmbito da História cultural, a pesquisa viabiliza pensar os signos do moderno e do civilizado, no contexto do Rio de Janeiro nos primeiros anos de 1910, que permeavam os territórios do corpo e sexualidade feminina. Enquanto viés teóricometodológico, nos apropriamos de autores como Michel Foucault e Guacira Louro (2000), especialmente para entender as pedagogias da sexualidade enquanto um conjunto de discursos e práticas minuciosas que visam moldar os corpos e a sexualidade.
Descrição: CASTRO, C. F. de. Os corpos da nação: escritas sobre o corpo e a sexualidade feminina nas páginas do jornal O Riso (1911 - 1912). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18055
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiana Faustino de Castro.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.