Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18057
Título: O poder familiar em Itatuba: consolidação política da família Lacerda Martins (1988 - 2016)
Autor(es): Silva, Hortência Thaianne da
Palavras-chave: Cultura política
Cultura oligárquica
Coronelismo
História de Itatuba - Paraíba
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Esse trabalho pretende discutir sobre constituição do poder simbólico e a atuação das famílias nas cidades paraibanas, em destaque a família Lacerda Martins onde atuam na economia e principalmente na política da cidade de Itatuba, Paraíba. Os eventos ocorridos a partir do movimento de 1930 que provocou rupturas no plano administrativo do Estado brasileiro, mas também manifestaram permanências da política oligárquica e o coronelismo, prática própria do meio rural e das pequenas cidades do interior. Na reprodução dessas práticas destacamos a política de parentela na Paraíba bem como em Itatuba, a partir de Linda Lewin e um sistema denominado clientelismo. Para discutir as ações produzidas no recorte temporal de 1988 a 2016 dos políticos itatubenses seus acordos e desavenças, utilizamos práticas historicistas através da reprodução de relatos da população local, citações pertinentes, em destaque o conceito de história cíclica. Assim, a partir da análise da cultura política no seio familiar, percebemos que a construção da cultura histórica de Itatuba ,com isso utilizaremos como fundamentação teórica o conceito de “poder simbólico” como mecanismo para entender a formas e praticas de poder da família em destaque. As fontes utilizadas foram construídas a partir de livros que tratam do tema, relatos orais, documentos oficiais e periódicos online.
Descrição: SILVA, H. T. da. O poder familiar em Itatuba: consolidação política da família Lacerda Martins (1988 - 2016). 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18057
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hortência Thainne da Silva.pdf514.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.