Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18058
Título: História local e imagem: modernização, expansão urbana e a decadência da arte circense e do futebol de pelada no bairro do Cruzeiro
Autor(es): Sousa, José Roberto Gomes de
Palavras-chave: História cultural
História local
História de Campina Grande
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A cidade de Campina Grande já foi analisada por vários estudiosos, entre eles Geógrafos, Sociólogos e Historiadores. No entanto, ao tratar da cidade alguns destes estudiosos não têm dado aos bairros da cidade uma devida importância. É nesse sentido que o trabalho embasado pelos pressupostos da nova História Cultural e História Local, tem o objetivo de analisar o cotidiano dos moradores bairro do Cruzeiro nos anos finais da década de 1980 ao início do século XXI. A pesquisa trilhará sua narrativa usando como método, o indiciário o qual o historiador utiliza para descobrir os silêncios do passado através dos vestígios iconográficos. Todavia não deixaremos de dar à devida importância as fontes escritas que auxiliam e dão sustentação ao ofício do Historiador. O trabalho está dividido em dois capítulos: no primeiro foi desenvolvida uma consulta bibliográfica para entender as mudanças metodológicas ocorridas no ofício do historiador e como essas mudanças têm contribuído para as novas pesquisas; no segundo capítulo, foi desenvolvida uma garimpagem e exploração de imagens, com objetivo de compreender a dinâmica da modernização e urbanização do bairro do Cruzeiro e como esses fenômenos influenciaram no cotidiano dos moradores.
Descrição: SOUZA, J. R. G. de. História local e imagem: modernização, expansão urbana e a decadência da arte circense e do futebol de pelada no bairro do Cruzeiro. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18058
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Gomes de Sousa.pdf646.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.