Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Barbara Cândido dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T18:57:22Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T18:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18066 | - |
dc.description | PEREIRA, B. C. dos S. Mais gênero textual, menos gramática: proposta de ensino de língua inglesa com o cartão postal por estagiários em uma escola pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os teóricos que abraçam a proposta de ensino de línguas por meio de gêneros textuais, como exemplo Marcuschi (2008), defendem a ideia de que as manifestações verbais (orais ou escritas) são realizadas por meio de gêneros textuais e é através das interações sociais que estes textos se reproduzem e que ao dominá-los, vamos nos constituindo como pessoas partícipes da sociedade a qual pertencemos. Visando um ensino diferente que não se fixe unicamente na transmissão de conteúdo gramatical, o professor de língua inglesa tem a possibilidade de fazer o uso de sequências didáticas (SD) como forma de elaborar, de modo planejado e sistemático, o processo de ensino por meio dos gêneros textuais. Diante do exposto, nosso objetivo geral foi investigar quais foram as contribuições do ensino de Língua Inglesa para alunos do ensino fundamental por meio do cartão postal, tendo como instrumento pedagógico a sequência didática. A pesquisa também tem em vista as mudanças tanto da realidade do aluno quanto a do professor. Como suporte para nossa pesquisa trazemos Dolz et al. (2004), Antunes (2007) e Shön (1992). Nossa pesquisa foi desenvolvida a partir da regência de aulas de inglês proposta na disciplina de Estágio Supervisionado em uma escola pública de Campina Grande/PB, em uma turma de 8º ano. Para tal, adaptamos uma sequência didática que tem como gênero textual o cartão postal. Os resultados nos mostram que quando utilizamos uma SD, os alunos podem passar a participar e prestar mais atenção nas aulas, fazendo com que os conteúdos expostos possam ser assimilados de maneira menos mecânica, além do trabalho do professor ser feito de modo mais reflexivo, passando a observar a realidade da turma para então trazer um ensino mais significativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lissandro Jonas Tavares de Farias. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gênero textuais | pt_BR |
dc.subject | Sequencia didática | pt_BR |
dc.subject | Cartão postal | pt_BR |
dc.title | Mais gênero textual, menos gramática: proposta de ensino de língua inglesa com o cartão postal por estagiários em uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Barbara Cândido dos Santos Pereira.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.