Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18082
Título: "Meu Sonho": do real ao ideal pela ótica de Antônio Francisco
Autor(es): Gomes, Rosalva do Nascimento
Palavras-chave: Literatura de cordel
Ecocrítica
Antônio Francisco
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho traz uma leitura do poema “Meu Sonho”, do cordelista potiguar Antônio Francisco, traçando paralelos entre poesia e crítica nas e representações do real e do ideal presentes no poema. Dessa leitura comparativa, busca-se compreender a função poético- crítica e suas implicações no corpo do texto. Tendo por embasamento os pressupostos da Ecocrítica, a análise qualitativa do conteúdo enfatiza o fato de que a camada imaginária dá acesso a camadas mais profundas da obra em sua condição de linguagem, por meio das quais se revela um contexto de valores morais, políticos e sociais. A fundamentação teórica tem por apoio os estudos de Garrard (2006), Candido (1972), Diegues Júnior (1975), Fonseca(1995), Costa (2004), Edgar Morin (2007), dentre outros. Em síntese, verifica-se a importância das reflexões levantadas no poema, no paralelo entre o real e o ideal, para que se revitalizem condutas humanas solidárias no sentido de um direcionamento protecionista em relação ao meio ambiente. Assim, a Literatura pontua sua condição também educativa, possibilitando verificar nossa relação conosco mesmo, com os outros humanos, com os outros seres que habitam a biosfera e, mais que isso, nosso próprio lugar no universo.
Descrição: GOMES, R. do N. "Meu Sonho": do real ao ideal pela ótica de Antônio Francisco. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18082
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosalva do Nascimento Gomes.pdfPDF - Rosalva do Nascimento Gomes3.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.