Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18083
Título: Nas sendas da memória: práticas de reza e saberes fitoterápicos de mulheres rezadeiras
Autor(es): Rocha, Gerlane Bezerra da
Palavras-chave: Plantas medicinais
Cura
Rezadeiras
Data do documento: 2018
Resumo: Há muitos anos a humanidade tem feito uso de plantas medicinais para o tratamento de males que afligem os homens e mulheres ao longo do tempo, essa prática vem ganhando espaço na busca de saberes de cura alternativos aos da medicina dita oficial. O uso de plantas medicinais tem por finalidade a busca por tratamento de cura para doenças a partir dos saberes de que se valem mulheres conhecidas como rezadeiras, que acredita-se através da fé, terem o poder de curar determinadas enfermidades. O presente trabalho tem por objetivo analisar as memórias vívidas de mulheres rezadeiras e suas práticas de cura e benzeção através do uso de plantas medicinais no tratamento de males físicos e espirituais. Este estudo foi realizado por meio de entrevistas com mulheres rezadeiras da cidade de Pilõezinhos-PB e de forma descritiva- avaliativa um estudo bibliográfico acerca do tema. Conclui-se que o uso de plantas medicinais em rezas e práticas de cura se tornam um fator de grande relevância na vida das pessoas que utilizam e acreditam nestes saberes, tornando mister observar as condições do meio em que se é aplicado para a obtenção dos melhores resultados.
Descrição: ROCHA, G. B. da. Nas sendas da memória: práticas de reza e saberes fitoterápicos de mulheres rezadeiras. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18083
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Bezerra da Rocha.pdfPDF - Gerlane Bezerra da Rocha3.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.