Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18084
Título: O uso da fábula sinalizada, como recurso para ensinar libras como língua adicional
Autor(es): Muniz, Tamyres Soares Targino
Palavras-chave: Libras
Literatura surda
Fábula
Criança ouvinte
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Literatura Surda, tomando como base a fábula “A coruja e a águia”, classificada como uma adaptação de texto da obra de La Fontaine e tradução cultural para a Libras. Tal apresentação é dada a partir do uso do livro digital, como meio de fortalecer a identidade surda e, de promover uma ponte de acesso entre o surdo e o ouvinte, por intermédio da aprendizagem da Libras como língua adicional. Sendo assim, essa pesquisa se discorreu com uma revisão bibliográfica, seguida de uma intervenção pedagógica, para que fosse possível alcançar os objetivos propostos. Assim, utilizamos conceitos de vários autores que estão dentro dessa temática, entre eles: PORTELA (1983), KARNOPP (2006), STROBEL (2008), ROSA (2011), MOURÃO (2012) e OLIVEIRA (2017). O aspecto principal da pesquisa deu-se com a intervenção pedagógica e através dela, percebermos como a Literatura Surda, em especial o gênero fábula, pode servir de subsídio ao ensino de Libras para as crianças ouvintes. No resultado final, constatou-se que os alunos demonstram interesse a partir das experiências com a literatura surda, e que houve a efetivação da aprendizagem e da compreensão da relevância de aprender a Libras, para que haja uma melhor comunicação e inserção do sujeito surdo no campo escolar e social.
Descrição: MUNIZ, T. S. T. O uso da fábula sinalizada, como recurso para ensinar libras como língua adicional. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18084
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamyres Soares Targino Muniz.pdfPDF - Tamyres Soares Targino Muniz6.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.