Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18085
Título: Questões de alegoria e cultura na peça A Donzela Joana, de Hermilo Borba Filho
Autor(es): Santos, Rafael Damião de Lima
Palavras-chave: Alegoria
Dramaturgia
A Donzela Joana
Cultura popular
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar sobre as Questões de Alegoria e Cultura Popular na peça A Donzela Joana, de Hermilo Borba Filho, uma vez que estudaremos as características do texto teatral enquanto obra literária. Esse estudo buscou conhecer, através de teorias sobre a Cultura e Tradição Popular Nordestina, a categoria literária Alegoria na peça de Borba Filho. A proposta inicial dessa pesquisa foi examinar detidamente a construção da ação e das personagens na Dramaturgia Moderna. Então, esta composição tem por finalidade não só a análise dramatúrgica da peça teatral, mas também analisar mais detalhadamente dois aspectos presentes no corpus desse, que são a Cultura e Tradição Popular Nordestina e a categoria literária da Alegoria presentes na peça. Assim, são os objetivos dessa investigação: realizar uma conexão entre literatura e dramaturgia e categorizar os aspectos da Cultura e Tradição Popular Nordestina, verificando os principais conceitos sobre Alegoria. E para a fundamentação teórica deste estudo, buscamos os teóricos João Adolfo Hansen, Sônia Maria Van Dijck Lima, Luís da Câmara Cascudo, entre outros. Portanto, observamos que literatura, História e dramaturgia se relacionam uniformemente, quanto a interpretação e releitura de produções, sejam elas textuais ou teatrais.
Descrição: SANTOS, R. D. de L. Questões de alegoria e cultura na peça A donzela Joana, de Hermilo Borba Filho. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18085
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Damião de Lima Santos.pdfPDF - Rafael Damião de Lima Santos3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.