Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18089
Título: O estudo do meio como ferramenta metodológica no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Gleyciene Morais da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Ensino
Metodologia
Estudo do meio
Data do documento: 2018
Resumo: O tradicionalismo presente no ensino da Geografia é um dos grandes impasses para tornar essa ciência atrativa no processo de ensino e aprendizagem, por isso, é necessário buscar ferramentas metodológicas que sejam capazes de modificar essa realidade. O Estudo do Meio é uma metodologia capaz de contribuir para a mudança dessa perspectiva da Geografia tradicional, através da ligação da teoria e prática proporcionada por suas ações, despertando o interesse dos indivíduos envolvidos nesse processo com relação a ciência. O presente trabalho tem o objetivo de apontar o Estudo do Meio como ferramenta eficaz no ensino da Geografia, relacionando conteúdos científicos com fatores presentes no cotidiano do aluno, através de embasamentos teóricos em autores como, Albuquerque (2008), Gasparin (2005), Pontuschka (2003) e outros. A experiência da realização do Estudo do Meio no Instituto Educ na cidade de Sapé-PB durante quatro anos foi uma metodologia fundamental para eficácia desse trabalho, pois através da atividade prática adquirimos resultados positivos que garantiram diretamente a produtividade do Estudo do Meio no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: SILVA, G. M. da. O estudo do meio como ferramenta metodológica no ensino de geografia. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18089
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleyciene Morais da Silva.pdfPDF - Gleyciene Morais da Silva3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.