Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aldemi Severino da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T13:24:22Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T13:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18094 | - |
dc.description | SILVA, A. S. da. O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possuem uma notável presença na contemporaneidade. Desse modo, os serviços e benefícios provenientes desse novo modelo tecnológico são bastante propícios para o campo educacional e, especialmente, para o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Assim, o presente artigo, tem como objetivo descrever uma pesquisa, que consistiu no planejamento, concepção, desenvolvimento, implantação, testagem e aprimoramento, pelas lentes da pesquisa em Linguística Aplicada (In)disciplinar, do aplicativo para dispositivos móveis “INTERCULT-UEPB”,que atuasse como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas adicionais via Teletandem,consolidado com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UEPB e instituições parceiras. Para essa proposta o grupo procurou instigar a prática do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais de forma colaborativa e intercultural; mediar, com o apoio do aplicativo móvel e das demais TDICS, práticas de interação real entre aprendizes de línguas adicionais; analisar, e compreender as crenças, motivações, imagens e intuições dos participantes envolvidos na pesquisa, de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem. No que diz relação ao registro, análise crítica e relato da experiência, a escolha foi de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Sendo assim, no decorrer da descrição, serão apresentadas as características da aprendizagem em Tandem, suas nuances e filiação metodológica, evidenciando o projeto interinstitucional liderado pela UEPB: “INTERCULT: Aprendizagem Colaborativa e Intercultural de Línguas via Teletandem”. O aplicativo desenvolvido é fruto dessa experiência, tem se mostrado como ponte para o ensino de línguas adicionais num contexto intercultural e colaborativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fábio Marques de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo móvel | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de línguas adicionais | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias de educação | pt_BR |
dc.title | O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aldemi Severino da Silva.pdf | 941.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.