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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Edmara Beserra dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T17:17:24Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T17:17:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18098 | - |
dc.description | Santos, E. B. dos. A prática docente e a questão afro-brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) trata-se de uma pesquisa de campo, cujo conteúdo é resultado do envolvimento com a Iniciação Científica – PIBIC/CNPq por meio do Grupo de Pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico Racial, o qual estuda a implementação da Lei 10.639/2003 em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O principal objetivo deste TCC é o de analisar a prática docente no trato com a temática afro-brasileira. Para tanto, especificamente, têm-se os seguintes objetivos: discutir acerca da implementação da lei 10.639/2003 por meio da prática docente; identificar como os conceitos sobre diversidade, discriminação, racismo e preconceito eram desenvolvidos nas aulas; e, refletir acerca da importância da formação inicial e continuada de professores, na temática africana e afro-brasileira. Com esse intuito, fundamentou-se em alguns documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais de Pluralidade Cultural e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para um embasamento maior com o tema, foi feito o estudo dos seguintes autores: Moore (2007), Lopes (2006), Cavalleiro (2006), Candau (2015), Freire (1987), Lima e Silva (2013), entre outros. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e envolveu a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2002). Conforme a vivência-atuação nas oficinas realizadas pode-se verificar a importância e emergência da formação inicial e continuada frente à temática Africana e Afro-Brasileira. Tal experiência enquanto pesquisadora de Iniciação Científica, possibilitou a compreensão da necessidade do tratamento da temática afro-brasileira no contexto escolar, para tanto é imprescindível que o corpo docente tenha uma formação inicial e continuada, além disso, possa conscientizar-se da importância dessa temática na superação do racismo, do preconceito e da discriminação, promovendo assim, um contexto de convivência com as diferenças e inclusão social da pessoa negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Temática afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Temática africana | pt_BR |
dc.title | A prática docente e a questão afro-brasileira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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