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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Janaína Andrade da-
dc.date.accessioned2018-12-21T13:25:50Z-
dc.date.available2018-12-21T13:25:50Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.otherCDD 326.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18103-
dc.descriptionSILVA, J. A. da. Abolição: luta pela liberdade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Lei 10.639/2003, assinada em 09 de janeiro de 2003, determinou que passaria a ser obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas salas de aula por todo o território brasileiro, pois até então, era um tema não tão discutido como deveria. Passando as escolas e universidades, por um grande desafio de incluir essa temática nos seus currículos. Assim, a necessidade de formação continuada para os docentes em serviço era uma tarefa para as secretarias de educação e para a universidade que tanto poderia contribuir na formação continuada, como na formação inicial. Como exemplo desta formação, podemos citar o Grupo de Pesquisa “Dialogando com a Diversidade Étnico-racial”. O qual está inserido dentro da universidade fazendo uma formação junto às alunas do curso de Pedagogia (formação inicial) e através da pesquisa em escolas da Educação Básica promoveu formação continuada para professoras e oficinas para os alunos de 4º e 5º anos do Ensino fundamental. Neste trabalho será apresentada essa experiência que teve como objetivo compreender o processo de abolição e resistência negra no Brasil, a partir de uma pesquisa de intervenção em três escolas da rede municipal de Campina Grande-PB. Como objetivos específicos definimos: estudar sobre o processo de abolição e suas leis; identificar as várias formas de luta contra a escravização desenvolvida pela população negra; verificar se a temática da abolição e resistência negra é assimilada pelos alunos das escolas. A metodologia de pesquisa participante (BRANDÃO, 1990) permitiu a vivência de dois momentos: o primeiro de formação no grupo de pesquisa, estudo, debate, planejamento, para isso utilizamos diversos autores que dominam a temática para dar subsídio teórico ao segundo momento, sendo eles: Reis (1996), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Mattos (2009), Melo (2012), dentre outros. O segundo momento foi de intervenção junto as turmas que produziram material que serviu de suporte para nossa análise. Como resultado constatamos o quanto que a temática da resistência negra é desconhecida pelos alunos e no texto a seguir, desenvolvemos alguns tópicos referentes a resistência negra. Concluímos destacando a importância de estudar mais essa temática tanto na formação inicial como na formação continuada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de história e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectResistência negrapt_BR
dc.subjectMovimento abolicionistapt_BR
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.titleAbolição: luta pela liberdadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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