Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Luiz Carlos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T13:35:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T13:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18107 | - |
dc.description | COSTA, L. C. da S. O ensino de arte nos anos iniciais: uma visão crítica e reflexiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Arte no Brasil sempre se mostrou como um desafio a ser superado nas escolas e instituições de ensino. É fácil observar hoje muitas escolas distanciar ou excluir dos seus planejamentos a disciplina de Arte. A partir disso, é visível em muitas escolas a baixa qualidade deste ensino, e é mais preocupante ainda na fase dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I que é o alicerce e o ponto de partida para o aprofundamento dos vários conteúdos que se segue nos anos posteriores. Diante da realidade do Ensino de Arte em nossos dias, o presente trabalho se constitui de um estudo investigativo, de caráter qualitativo, no sentido não só de compreender as dificuldades do Ensino de Arte na escola, como apresentar discussões sobre o que os documentos oficiais apresentam de propostas para este ensino. Por estes motivos, o presente trabalho é fruto de pesquisa de dados bibliográficos de fontes como livros, artigos, e documentos da legislação educacional como Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com base também nas concepções de autores como Barbosa (1998), Frange (2001), Ferraz (2009) e outros. Com este trabalho pretendemos também não só suscitar o debate sobre o Ensino de Arte, como estimular os profissionais dos Anos Iniciais aos novos desafios em relação ao futuro da educação do Brasil, que implica diretamente no direito ao aprender e ao exercício da cidadania. A partir do estudo aqui apresentado, concluímos que são necessárias mudanças nas concepções do ensino e nas políticas educacionais que priorize a formação inicial e continuada dos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Cristina Sales Cruz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação no Brasil | pt_BR |
dc.title | O ensino de arte nos anos iniciais: uma visão crítica e reflexiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiz Carlos da Silva Costa.pdf | 702.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.