Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Maria Isabel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T13:50:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T13:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18109 | - |
dc.description | BEZERRA, M. I. da S. Concepções e práticas de educação infantil: perspectivas de docentes de instituições públicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as práticas curriculares e pedagógicas na Educação Infantil, a partir de concepções e experiências de docentes que atuam neste nível de educação, na esfera pública de ensino. Como fundamento para análises realizadas, a partir da escuta a essas docentes, o estudo apresenta uma breve abordagem histórica da Educação Infantil, através de estudos realizados por Kulmann (2001), Oliveira (2014), Oliveira (2005), Souza (2000), dentre outros, e de documentos, difundidos pelo Ministério da Educação, que servem de orientação a essas práticas, a exemplo de BRASIL (1996; 1998; 2009). A Educação Infantil, considerada etapa básica do processo de educação escolar, cumpre um papel social e político efetivo, e é considerada a entrada de crianças, de até 05 anos de idade, no universo escolar. O é considerado quali-quantitativo, que envolveu quinze (15) professoras que atuam na rede pública do município de Queimadas – PB. Os dados foram coletados através de um questionário, com questões abertas. Eles evidenciam, dentre outros, as práticas curriculares e concepções sobre a Educação Infantil dos docentes deste município, apontando que todos consideram este nível como a fase mais importante para a educação e que suas práticas tem que ter o brincar como atividade que possibilite o desenvolvimento e aprendizagem. Concluímos que cada criança é um sujeito único e que é preciso que cada professor conheça suas particularidades para que seja possível proporcionar uma aprendizagem significativa e igualitária para todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática curricular | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas de educação infantil: perspectivas de docentes de instituições públicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Isabel da Silva Bezerra.pdf | 944.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.