Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18120
Título: A formação da cultura acadêmica no curso de Arquivologia da UEPB: um estudo de caso a partir dos TCCs
Autor(es): Cardoso, Tereza Ludimila de Castro
Palavras-chave: Cultura acadêmica
Arquivologia
Produções acadêmicas
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: A formação da Cultura Acadêmica é definida como um conjunto de normas e práticas corporizadas por docentes e discentes na universidade, caracterizando uma forma de desenvolver normas e práticas científicas. Os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs dão possibilidade ao aluno de produzir sobre o campo científico na área de atuação, a partir de suas convicções acadêmicas e, ao mesmo tempo, que o enriquece mediante a pesquisa estabelecida. Este projeto é contínuo e investiga os gêneros acadêmicos em sua produção e recepção de textos e há 4 anos, participamos da vivência do projeto SESA - Seminário de Saberes Arquivísticos. Nesta etapa (2017/2018), o objetivo desta pesquisa consiste em analisar como a cultura acadêmica é formada no curso de Arquivologia na UEPB a partir de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O trabalho empreende discussões, desde a década de 1980, a exemplo do que seria o objeto de estudo da Arquivologia, assim, poderemos delinear um panorama local a cerca dessa discussão e compará-lo com os demais teóricos no assunto, evidenciando quais influências nossos graduandos estão absorvendo mediante ao que está sendo produzido ao final de sua trajetória acadêmica. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, descritiva e explicativa. Seguiu-se o Método de Investigação Quadripolar. Os dados foram coletados a partir do repositório institucional do site da UEPB, denominado DSpace, com o universo composto de 11. 144 TCCs do qual fizemos um recorte temporal, do ano de 2014 até o ano de 2017 do curso de Arquivologia, com uma mostra de 230. A busca foi realizada pelas palavras-chave, título e resumo dos TCCs. Os resultados revelam que o gênero acadêmico mais utilizado pelos alunos ainda é a monografia, embora a partir do ano de 2016, relatório de estágio e artigo apresentaram significativo aumento, priorizando a Gestão Documental em uma perspectiva custodial, em detrimento de áreas não contempladas em suas pesquisas, demonstrando uma necessidade de atualização urgente. Aponta-se um panorama cultural que se permite conhecer melhor as tendências, áreas, fragilidades e limites da comunidade. A pesquisa sugere que, na contemporaneidade, a Arquivologia como ciência interdisciplinar deve ser mais investigada em outras linhas, distribuindo e ampliando as pesquisas nas variadas áreas do currículo pois uma universidade mais plural resulta do enfrentamento de relações de poder em forças centrípetas que consagram determinados paradigmas, que se sobrepõem às divergências e definem como normas coletivas para um grupo cultural o que é de interesse de poucos. Conclui-se que os TCCs oportunizam compreender as relações entre a expressão da individualidade e as pressões sociais que as determinam como manifestações culturais ideológicas e de poder, situadas no espaço e no tempo, um sistema aberto para o diálogo e o confronto de vozes que podem aparecer como transformadoras de uma realidade e que não há limites para relações dialógicas futuras.
Descrição: CARDOSO, T. L. de C. A formação da cultura acadêmica no curso de Arquivologia da UEPB: um estudo de caso a partir dos TCCs. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18120
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Ludimila de Castro Cardoso.pdfTereza Ludimila de Castro Cardoso11.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.