Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18124
Título: Traços de cultura e turismo na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos no município de Alagoa Grande
Autor(es): Nascimento, Polyana Raquel Silva do
Palavras-chave: Cultura
Turismo
Quilombo
Data do documento: 2018
Resumo: A geografia cultural busca estudar as paisagens humanas, através do resgate de conhecimentos, tradições, crenças e valores de um grupo social, a partir da sua correlação com o meio. A paisagem é a captura do produzir e transformar humano, a partir da relação que eles mantêm com o espaço. O objetivo dessa pesquisa é destacar e valorizar as práticas culturais como influência no turismo da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande/PB, está localizado na região geográfica imediata de Campina Grande na Paraíba. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisas de campo e gabinete, participação nas práticas culturais da comunidade. A metodologia utilizada foi a da fenomenologia, o estudo de conceitos da geografia cultural e da geografia do turismo, foram utilizados como principais instrumentos de coleta de informações as entrevistas realizadas a alguns representantes da comunidade, registros fotográficos a consultas bibliográficas à autores relacionados ao tema. CLAVAL (2001), ROSENDAHL (1999) OLIVEIRA (2013) entre outros, foram teóricos que impulsionaram no fundamento da pesquisa. A comunidade quilombola possui um grande marco negro, com cerca de 150 famílias que vivem da agricultura de subsistência, sua estrutura é formada pela Associação dos Moradores, Capela Santa Luzia, Casa de Farinha, Escola Municipal, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Museu Quilombola e por moradias. As atividades desenvolvidas na comunidade são a agricultura, atividades na casa de farinha, onde ocorre o processo de transformação da mandioca em farinha de forma tradicional e a produção do beiju. O turismo local acontece de forma agendada, onde os grupos compram uma conga e podem participar de todas as atividades culturais desenvolvidas no quilombo. O ritmo que predomina é a ciranda, o coco de roda e a capoeira, a gastronomia conta com comidas típicas da localidade, o artesanato está voltado para confecções de utensílios com a folha da bananeira conhecido por pipiri, que são produzidos de forma individual, mais vendidos de forma coletiva. Assim ao analisarmos a comunidade foi notório que as relações entre a cultura e o turismo modificam a paisagem da comunidade, não só local, mas no desenvolvimento do município no qual ela está inserida. Pois o turismo possibilita a interação a tradições e costumes da comunidade, ajudando na conservação e valorização da cultura e do patrimônio local.
Descrição: NASCIMENTO, P. R. S. do. Traços de cultura e turismo na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos no município de Alagoa Grande. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18124
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polyana Raquel Silva do Nascimento.pdfPDF - Polyana Raquel Silva do Nascimento3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.