Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18126
Título: Cinema e educação: sistematização da experiência dos projetos de extensão Luz, Imagem e Magia/ Luz, Câmera e Emoção
Autor(es): Bezerra, Carlos Eduardo dos Santos
Palavras-chave: Cinema
Construção do conhecimento
Extensão universitária
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo visa apresentar a partir da sistematização de experiências do processo vivido nos projetos de extensão: Luz, Imagem e Magia: Cinema infantil no Centro de Humanidades (2015/2016) e Luz, Câmera e Emoção: Quando o cinema vai à escola pública (2017/2018), a fim de levantar as contribuições realizadas pela equipe do projeto nas escolas públicas das cidades de Guarabira/PB e Cuitegi/PB, enfocando os impasses bem como a relação entre gestores, professores, alunos e a equipe do projeto em relação a cinema. Em termos metodológicos este trabalho, considerou a sistematização de experiência tendo por base os princípios apontados por Holliday (1996) e Falkembach (2018), que possibilitaram a apropriação das fases do projeto, reconstruindo e refletindo o processo vivido. A proposta de cinema interativo desenvolvidas nas escolas juntos aos estudantes buscou afirmar o protagonismo infanto-juvenil enquanto condição imprescindível à produção de curtas, a socialização e a construção de conhecimentos pautados na realidade vivida. Conclui-se que, o cinema na escola exige o trabalho coletivo, a gestão democrática e a formação permanente dos educadores, forjando uma política pública comprometida com o ético e o social, num compromisso com a arte a cultura enquanto fazeres humanos.
Descrição: BEZERRA, C. E. dos S. Cinema e educação: sistematização da experiência dos projetos de extensão Luz, Imagem e Magia/ Luz, Câmera e Emoção. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18126
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Eduardo dos Santos Bezerra.pdfPDF - Carlos Eduardo dos Santos Bezerra4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.