Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18130
Título: Desconstruindo o medo em Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque
Autor(es): Silva, Rosângela Neres Araújo da
Palavras-chave: Conto de fadas
Medo
Chapeuzinho Amarelo
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de desconstruir o “medo” presente na personagem do livro Chapeuzinho Amarelo do escritor Chico Buarque, uma releitura da obra clássica de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho, dentro de uma perspectiva de análise na qual a personagem consegue superar o medo do Lobo mau e consequentemente outros medos compreendendo e confrontando esses medos. Como acontece na maioria dos contos de fadas, a personagem é geralmente salva e não chega a enfrentar as situações. Na versão de Chico Buarque, a narrativa é um texto rimado e divertido, complementado por ilustrações feitas por Ziraldo que conversam com o texto escrito, e o Lobo mau não sai vitorioso, uma vez que sua maldade é desconstruída perante a coragem da menina. Dessa forma, a análise está fundamentada nos estudos de Cadermatori (2006), Colomer (2017), Cunha (2003), Lajolo (2007), Zilberman (2007; 2014) e outros estudiosos que têm suas pesquisas voltadas para a literatura infantil e juvenil.
Descrição: ARAUJO, E. dos S. R. Desconstruindo o medo em Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18130
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edianny dos Santos Rodrigues Araújo.pdfPDF - Edianny dos Santos Rodrigues Araújo4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.