Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18132
Título: O autismo na Pré-escola: pontos e contrapontos
Autor(es): Santos, Renata Ribeiro dos
Palavras-chave: Autismo
Escola
Inclusão
Data do documento: 2018
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista por apresentar diversas dificuldades do desenvolvimento humano, necessita do trabalho comprometido de todos os profissionais envolvidos com a educação e principalmente da dedicação e empenho dos seus familiares. A História do Autismo apresenta grandes evoluções desde seu conceito até os dias atuais, as diversas formas que o mesmo pode manifestar-se em diferentes indivíduos, chegando até mesmo a ser confundido com outros transtornos. De acordo com Gómez e Terán (2014, p. 447) a respeito do termo Autismo, asseguram que, O termo “Autismo” foi nomeado pelo psiquiatra Leo Kanner tendo como base a terminologia originalmente concebida por seu colega suíço Eugene Bleuler em 1911. Bleuler utilizou o termo “autismo” para descrever o afastamento do mundo exterior observado em adultos com esquizofrenia, que tendem a mergulhar em suas próprias fantasias e pensamentos. Delineando a problematização do professor diante da dificuldade encontrada para inserir alunos autistas, em uma creche, situada na cidade de Cuítegi, surge a necessidade de um trabalho de inclusão, pesquisando a educação de crianças autistas , bem como seus problemas, buscando trazer fatos significativos da vida cotidiana de inclusão escolar. Em 1948, Kanner escreveu em seu manual de psiquiatria infantil que a maioria das crianças que chegavam até ele com essas características tinha algumas coisas em comum, os pais ou avós, eram na maioria das vezes, médicos, escritores, jornalistas, cientistas e estudiosos que apresentavam uma inteligência acima da média e que também apresentavam certa obsessão no ambiente familiar (ORRÚ, 2007, p.19).
Descrição: SANTOS, R. R. dos. O autismo na Pré-escola: pontos e contrapontos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18132
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Ribeiro dos Santos.pdfPDF - Renata Ribeiro dos Santos4.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.