Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18141
Título: Estágio extracurricular em clínica de enfermagem especializada em curativos: Relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Luanna Carollynne Arruda
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Curativos
Ferimentos
Lesões
Data do documento: 28-Out-2018
Resumo: A pele exerce diversas funções significativas para o funcionamento do corpo humano, sendo, portanto, um órgão bastante sofisticado. Agentes agressores para a célula podem causar danos ao tecido, levando a uma resposta celular, que, depois da eliminação do agente causador, podem retornar ao estado celular inicial. Porém, se esta agressão persistir ou for demasiadamente intensa, pode gerar dano irreversível à célula e consequente morte celular. Quando essa lesão causa descontinuidade do tecido cutâneo, origina-se uma ferida. Para tanto, o enfermeiro constitui-se o profissional com relação direta nesta área, nos diversos serviços de saúde. Para contribuir com esta formação, os estágios extracurriculares evidenciam -se como fontes de aprimoramento das ações de Enfermagem. O estudo trata-se de relato de experiência acerca de estágio extracurricular em clínica especializada em curativos na cidade de Campina Grande - PB. Apresenta abordagem qualitativa, tendo duração no tempo decorrido entre outubro de 2017 a outubro de 2018. A observação dos protocolos de curativos adaptados para cada paciente foi de grande valia para a construção do conhecimento sobre o tratamento de lesões. A promoção de tal vivência para futuros enfermeiros, ainda em formação, traz confiança e responsabilidade, principalmente por atribuir ao profissional um melhor processo de cuidar. O cuidado com feridas deve ser entendido como um processo sempre em desenvolvimento e para tanto é primordial a busca pela experiência em tratamentos qualificados e aprendizado contínuo, com o objetivo de ser um profissional apto e cuidar de forma integral.
Descrição: OLIVEIRA, L. C. A. Estágio extracurricular em clínica de enfermagem especializada em curativos: Relato de experiência. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18141
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanna Carollynne Arruda Oliveira.pdfPDF - Luanna Carollynne Arruda Oliveira7.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.