Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18142
Título: Uma análise comparativa do ensino público e privado em duas cidades do cariri paraibano
Autor(es): Souza Filho, José de Anchieta Franco de
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino público
Ensino privado
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: A Química faz parte de diversos aspectos da nossa vida e cotidiano, mas o estudo dessa disciplina é interpretado como uma matéria de difícil aprendizagem e essa dificuldade de ensino-aprendizagem não é exclusivamente da Química, mas também do ensino Médio no Brasil, que enfrenta conflitos na área educacional em sua composição curricular. Em contrapartida a busca pela eficiência no ensino da Química, que deve ser somada com uma metodologia que a torne prazerosa no aprendizado, com as modificações necessárias nas técnicas de ensino aplicadas com novos métodos, visando buscar novas possibilidades que proporcione uma prática mais eficiente. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de investigação sobre o ensino de Química nos municípios de Serra Branca e Sumé no Estado da Paraíba através de um estudo comparativo entre o ensino-aprendizagem da Química no Ensino Médio apontando as dificuldades de Ensino – Aprendizagem no Ensino de Química, relatando como se desenvolve o Ensino de Química no Cariri Paraibano e comparando o Ensino de Química na Escola de Ensino Público e na Escola de Ensino privado. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em forma de um estudo de caso, realizado com profissionais e alunos da Escola Privada Instituto Educacional Imaculada Conceição (IEIC) e da escola Estadual Senador José Gaudêncio, nos municípios de Sumé e Serra Branca respectivamente, que são regiões do Estado da Paraíba (Brasil). Conclui-se que as desigualdades dos diferentes estabelecimentos de ensino, na educação pública e particular, seguem com um mesmo propósito de alcançarem bons resultados com o plano de ensino em suas respectivas escolas. Em ambas as escolas foram observadas dificuldades por parte dos alunos na absorção do conteúdo, visto que a Química possui um conteúdo complexo, mas possível de ser entendido. A instituição publica não busca alternativas para essa melhoria e somado a isso os alunos da rede estadual também não mostram seu interesse pelas aulas de Química, ao contrario dos alunos da instituição privada.
Descrição: SOUZA FILHO, J. de A. F. de. Uma análise comparativa do ensino público e privado em duas cidades do cariri paraibano. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18142
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Anchieta Franco de Souza Filho.pdfPDF - José de Anchieta Franco de Souza Filho13.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.