Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18144
Título: Análise do escoamento superficial de microbacia urbana no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Souza, Rafael Custódio Luna de
Palavras-chave: Drenagem urbana
Desenvolvimento urbano
Inundações
Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável - SUDS
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O desenvolvimento urbano acelerou-se nas últimas décadas, com grande concentração de população em pequenos espaços, impactando os ecossistemas terrestre e aquático e a própria população com inundações. Esse processo ocorre em decorrência da falta de controle do espaço urbano, que produz efeito direto sobre a infraestrutura de águas pluviais (drenagem urbana e inundações ribeirinhas). O objetivo deste trabalho foi propor soluções alternativas para o sistema de drenagem pluvial urbano de uma sub - bacia do bairro da Palmeira, no município de Campina Grande-PB, a partir do diagnóstico da rede, e da estimativa do coeficiente de escoamento na bacia nos períodos pré e pós desenvolvimento. Os dados foram levantados em visitas in loco, e junto aos moradores, e os de precipitação no site do INMET, senão possível traçar o mapa dos problemas na drenagem urbana proveniente da modificação do coeficiente de escoamento superficial no cenário de pós desenvolvimento. De acordo com os cálculos realizados na microbacia do bairro da Palmeira foi obtido o aumento de cerca de 70% no pico das vazões das águas escoadas superficialmente, causado principalmente pela modificação na impermeabilização da bacia, ocasionando diminuição do tempo de percurso das águas até o talvegue, e pela ineficiência dos dispositivos que compõem a rede de drenagem do bairro, bocas coletoras e sarjetas. Foram propostas soluções estruturais, tais como reservatórios de retenção e parques para favorecer a infiltração, e não estruturais, como melhoria da varrição e da coleta de resíduos sólidos, sendo as escolhas mais adequadas, para minimizar as vazões de pico nos pontos de alagamento.
Descrição: SOUZA, R. C. L. de. Análise do escoamento superficial de microbacia urbana no município de Campina Grande – PB. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18144
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Custódio Luna de Souza.pdfPDF - Rafael Custódio Luna de Souza14.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.