Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18146
Título: Segurança do paciente: Conhecimento e prática de técnicos de Enfermagem
Autor(es): Melo, Luana da Silva
Palavras-chave: Assistência à saúde
Segurança do paciente
Enfermagem
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: Nos últimos tempos a questão da segurança do paciente durante a assistência á saúde vem ganhando grande destaque, visto que pesquisas recentes mostraram o grande impacto econômico relacionado a eventos adversos provocados pela falta de assistência adequada. As dificuldades de identificar e relacionar esses eventos adversos a pratica faz com que esses passem despercebidos pela equipe de enfermagem e pela gestão. Dessa forma a prevenção e o controle desses eventos são ações que devem ser incorporadas às rotinas. Assim, baseado nas seis Metas Internacionais do Paciente propostas pelo programa de segurança do paciente. O objetivo geral do estudo foi compreender o significado da segurança do paciente para os técnicos de enfermagem atuantes nas Unidades Intensivas de Tratamento (UTI) Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no período de agosto a outubro de 2018. A coleta de dados foi realizada através de entrevista e observação sistemática, com roteiro semiestruturado, registrada através de aparelho eletrônico mp4. Resultados: Após ser realizada analise emergiram quatro categorias. Nessas categorias foi possível inferir que boa parcela dos entrevistados entendem o conceito de segurança do paciente e afirmam realizar algumas práticas para mantê-la. No entanto, pode-se observar que ainda existem aqueles que possuem um conceito equivocado a cerca do tema. Conclusão: Verificou- se que a falta de capacitação dos técnicos e a falta de abordagem do tema por parte das instituições avaliadas tem contribuição para a assistência técnicas insatisfatória.
Descrição: MELO, L. da S. Segurança do paciente: Conhecimento e prática de técnicos de Enfermagem. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18146
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana da Silva Melo.pdfPDF - Luana da Silva Melo10.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.