Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18151
Título: Aproveitamento de águas pluviais no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba com base na comparação entre a chuva local e a chuva normatizada
Autor(es): Santos, Gustavo Fernando
Palavras-chave: Consumo de água
Captação de água
Águas pluviais
Método de Gumbel
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Os recursos hídricos no mundo estão paulatinamente ameaçados pela poluição dos mananciais, pelas modificações climáticas e também pelo consumo elevado de água. Por meio de um novo paradigma de urbanização e buscando minimizar as enchentes, torna-se necessário captar e armazenar águas pluviais na própria edificação. Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira pode-se dimensionar reservatórios e aproveitar a água de chuva no Campus I da UEPB, especificamente nas edificações do CCT e da CIAC, na cidade de Campina Grande-PB, utilizando o método de Gumbel de precipitações máximas diárias anuais para chuvas de projeto. Ademais, realizou-se o comparativo entre os valores obtidos no método e os valores preconizados na NBR 10844/89, para os diferentes períodos de retorno e evidenciou-se uma superestimação nos dados de precipitações de chuva. Consequentemente, obteve-se o volume potencial de captação de água na cobertura da edificação, através da análise dos índices pluviométricos da região fornecidos pelo INMET, da área de coleta e do coeficiente de escoamento, identificando-se as possíveis atividades onde a utilização da água da chuva seria propícia. Logo, concluiu-se que aproveitar águas pluviais em edificações significa reduzir o consumo de água através do abastecimento público e as despesas com água tratada, bem como reduz os volumes retirados dos mananciais de abastecimento, além disso, aumenta o tempo de concentração na bacia hidrográfica e como resultante diminui os problemas relacionados a alagamentos e enchentes.
Descrição: SANTOS, G. F. Aproveitamento de águas pluviais no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba com base na comparação entre a chuva local e a chuva normatizada. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18151
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Fernando Santos.pdfPDF - Gustavo Fernando Santos1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.