Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18152
Título: Movimento feminista negro no Brasil: formação, nível de escolaridade, questão de classe e história de vida
Autor(es): Targino, Clécia dos Santos
Palavras-chave: Movimento feminista negro
Escolaridade
Classe social
Gênero
Raça
Data do documento: 2018
Resumo: Esta monografia apresenta a formação do Movimento Feminista Negro no Brasil, sob a perspectiva de investigar a participação de militantes feministas negras, com seu nível de escolaridade e classe social. A partir da pesquisa percebemos a relevância do movimento feminista negro para a transformação da sociedade brasileira, e nesta perspectiva enfatizar o nível de escolaridade e a classe social, a partir da vida de algumas mulheres negras que contribuíram para o fortalecimento do movimento. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método biográfico e neste caso selecionamos biografias de mulheres negras que direta ou indiretamente tiveram envolvimento e contribuição com a escrita mesmo sem escolaridade e também na formação do Movimento Feminista Negro no Brasil. Esta pesquisa possibilitou a visibilidade do movimento e a importância da vida acadêmica da mulher negra, visto que o acervo bibliográfico sobre o tema é escasso e, deste modo quanto mais produção acadêmica mais importância e visibilidade para as questões e lutas que as mulheres negras enfrentam e para que isso ocorra esta produção deve ser feita por mulheres negras e não por terceiros, pois apenas elas tem o conhecimento e a vivencia para discutirem acerca dos temas de gênero, raça e entre outros.
Descrição: TARGINO, C. dos S. Movimento feminista negro no Brasil: formação, nível de escolaridade, questão de classe e história de vida. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18152
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clécia dos Santos Targino.pdfPDF - Clécia dos Santos Targino3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.