Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18153
Título: Do milagre às romarias: uma cultura de fé e devoção ao Padre Cícero do Juazeiro
Autor(es): Souza, Girlene Florêncio de
Palavras-chave: Padre Cícero
Juazeiro do Norte
Milagre
Romaria
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho, busca fazer uma análise geográfico-cultural, acerca do fenômeno das romarias em Juazeiro do Norte- CE e a importância da figura do Padre Cícero Romão Batista, para esses acontecimentos, enfatizando as contribuições, do fato conhecido como ‘Milagre de Juazeiro’, para o início das primeiras peregrinações. A relação entre a Geografia e os estudos culturais é de suma importância, para a análise do simbolismo impressos nas paisagens. A paisagem está diretamente ligada às ações humanas, e sua cultura. A religião, na perspectiva da geografia cultural, possui como foco os conceitos de sagrado e profano. O Padre Cícero, quando foi morar no Juazeiro do Norte, já iniciou um processo de mudanças no lugar e nos habitantes, mudando alguns costumes dos moradores, como o hábito da bebida, aproximando as pessoas da vida religiosa. Após algum tempo, aconteceu um fato muito importante, que mudaria a vida do Padre Cicero e da cidade de Juazeiro. Um dia, o Padre Cícero foi entregar a hóstia sagrada, a uma beata de nome Maria de Araújo, e a hóstia se transformou em sangue. A partir daí curiosos começaram a ir em peregrinação a Juazeiro, dando início, as romarias. O método adotado para a realização do trabalho será baseado na fenomenologia, juntamente com a pesquisa bibliográfica. Utilizando autores como: ARAÚJO (2011), BELIZÁRIO (2016), CORRÊA (2012), DELLA CAVA (1976), DUNCAN (2012) e ROSENDAHL (1999; 2013). Também foram inseridas experiências de estudo de campo e o objetivo principal da pesquisa foi contribuir para o conhecimento sobre a importância da figura do Padre Cícero, enquanto exemplo de devoção nas romarias de Juazeiro do Norte. A cidade de Juazeiro se localiza, no sul do Ceará. A mesma é considerada como cidade-santuário, tendo o Padre Cícero, como seu patriarca e maior benfeitor. O crescimento de Juazeiro está diretamente ligado aos romeiros, que durante todos os meses do ano, visitam a cidade. As romarias acontecem ao longo de todo o ano, variando em quantidade de romeiros, bdependendo do período ou data. As pesquisas mostraram: que o carinho que os romeiros sentem pelo Padre Cícero e o Juazeiro, é muito forte, mantendo viva a tradição da fé, que se mantem durante as gerações. A cidade de Juazeiro do Norte carrega em sua paisagem, muitos sentidos, sendo um importante centro de peregrinações, mantendo viva a vontade do patriarca, que era uma Juazeiro, desenvolvida. Os romeiros, preservam o amor e o carinho, pela cidade que consideram como do Padre Cícero, um verdadeiro sentimento de pertencimento ao lugar, sempre buscando estar perto, vivenciando a cultura da fé e devoção.
Descrição: SOUZA, G. F. de. Do milagre às romarias: uma cultura de fé e devoção ao Padre Cícero do Juazeiro. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18153
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlene Florêncio de Souza.pdfPDF - Girlene Florêncio de Souza5.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.