Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18155
Título: Manifestações culturais: um resgate das identidades no distrito Timbó no município de Jacaraú/PB
Autor(es): Pessoa, Érika dos Anjos
Palavras-chave: Cultura
Identidade
Manifestação cultural
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as manifestações culturais através das identidades e de que maneira elas se apresentam no Distrito Timbó - Jacaraú/PB. Diante da importância das identidades culturais para a sociedade, seja ela em forma de movimentos sociais e/ou culturais, se faz necessário analisar esse fenômeno que sofre alterações no decorrer do tempo. Visando compreender o conceito de cultura, identidade, memória, e como as manifestações aconteceram e acontecem, além de analisar as mudanças e permanências sobre as identidades culturais no Distrito Timbó. Para discutir a temática vamos trazer o diálogo de autores importantes no que se refere aos estudos culturais, entre eles podemos citar Wagner e Mikessell (2014), Claval (1999), (2001) que escrevem e discutem os vários conceitos de cultura, como a mesma é transmitida e acumulada no decorrer dos anos. Também será utilizada a contribuição de Haesbaert (1999) sobre o conceito de identidade e como podemos utilizá-la nos nas pesquisas culturais. Dartigues (2008) reflete sobre a fenomenologia, desde sua origem, até a crise e as formas de aplicações. Outros importantes autores que discutem identidade são Bauman (2005) e Candau (2018), o primeiro no que diz respeito às transformações na qual a identidade tem passado e o segundo debate a ligação da identidade e da memória, explicando que essa relação é dialética, uma dependência. A geografia cultural é um campo relativamente recente, foi a partir de 1970 que ela ressurge com destaque que na geografia (Corrêa, 1999). A importância das identidades culturais está relacionada pela forma como elas são entendidas e expressas nos lugares. A sugestão que este trabalho pode deixar como contribuição para a temática é a importância da preservação dos traços culturais, não só para os membros da comunidade, mas para a sociedade como um todo.
Descrição: PESSOA, E. dos S. Manifestações culturais: um resgate das identidades no distrito Timbó no município de Jacaraú/PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18155
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika dos Anjos Pessoa.pdfPDF - Érika dos Anjos Pessoa5.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.