Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18156
Título: Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades rurais do município de Jacaraú, Paraíba
Autor(es): Damascena, Leandro Nascimento
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas Medicinais
Caatinga
Data do documento: 2018
Resumo: A etnobotânica é a ciência qual estuda a inter-relação do homem com as plantas, buscando compreender como os conhecimentos referentes às propriedades medicinais destas, vêm sendo transmitidos ao longo do tempo, e de que forma eles se encontram explícitos nas diferentes culturas. A utilização de plantas para fins medicinais é uma cultura milenar que esteve ligada a humanidade desde os seus primórdios, onde os homens utilizavam as plantas para sanar suas enfermidades. Esta pesquisa objetiva fazer um inventário de plantas utilizadas como fontes medicamentosas, pelos moradores das comunidades de Marfim, Lagoa da Mata, Marcação e Bacalhau, localizadas na zona rural do município de Jacaraú, Paraíba, Nordeste do Brasil. Esta área é uma faixa de transição entre a Zona da Mata e a Caatinga, caracterizando assim o Agreste. Desse modo, nos propomos a identificar principalmente as espécies da Caatinga que servem de fonte medicamentosa para os moradores da região. Foram entrevistadas 20 pessoas, sendo 12 mulheres e 8 homens, com idades entre 45 e 78 anos, os quais informaram por meio de entrevista semiestruturada as espécies medicinais, partes das plantas utilizadas, bem como modos de preparo e indicações. No total, 60 espécies de plantas foram citadas, identificadas e distribuídas em 40 famílias botânicas, a família Fabaceae foi a que apresentou o maior número de espécies. A parte mais citada pelos informantes no preparo dos medicamentos foi à folha, e o modo de preparo o chá por decocção. A maior parte das espécies citadas são nativas da região do Nordeste do Brasil.
Descrição: DAMASCENA, L. N. Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades rurais do município de Jacaraú, Paraíba. 2019. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18156
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Nascimento Damascena.pdfPDF - Leandro Nascimento Damascena5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.