Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18158
Título: Conhecimento etnoclimático em comunidades rurais, no município de Guarabira (PB) nordeste do Brasil
Autor(es): Costa, Ênio Ferreira da
Palavras-chave: Conhecimento
Etnoclimatologia
Agricultores
Data do documento: 2018
Resumo: As experiências acumuladas no meio ambiente, através das populações rurais são elementos importantes para realizar estudos sobre o conhecimento tradicional, em relação aos fenômenos climáticos, com suas previsões empíricas do clima, estes homens são, portanto, chamados de profetas da chuva ou do clima. A pesquisa objetiva registrar os indicadores etnoclimatológicos de inverno e seca pelos conhecedores locais da comunidade de Tananduba de baixo, Tananduba de cima e Passassunga e identificar os conhecedores nas comunidades, tendo como bases os sinais da natureza e experiências de secas e chuvas. O trabalho foi elaborado a partir do levantamento bibliográfico; reconhecimento e pesquisa de campo; registro fotográfico e de vídeo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter descritivo, entrevista semiestruturada com perguntas abertas. A pesquisa identificou que as experiências de inverno e seca estão ligadas ao espaço cultural, onde estão inseridos a partir da dinâmica da paisagem. O que mais se observou foram os relatos decorrentes aos sinais da fauna, flora, insetos, barra de chuva, dias de santos como Santa Luzia e São José, dia de Natal, além de outros elementos. As chuvas estão ficando mais raras e consequentemente vem ocorrendo a diminuição dos níveis de água nos rios. Portanto, os pequenos agricultores que moram nas áreas de estudo fazem uso da observação dos sinais da natureza para prever a chegada das chuvas para orientar suas plantações. Os elementos mencionados como indicativo de chuva e seca são da fauna, flora, astros, fenômenos naturais e dias de santo. Contudo, estudos que se preocupam com o conhecimento empírico de comunidades rurais e tradicionais são importantes devido ao resgate que fazem à memória coletiva de um povo.
Descrição: COSTA, E. F. da. Conhecimento etnoclimático em comunidades rurais, no município de Guarabira (PB) nordeste do Brasil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18158
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ênio Ferreira da Costa.pdfPDF - Ênio Ferreira da Costa5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.