Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18162
Título: Taxonomia e ontogenia da nova espécie do gênero Calvatomina Yosii, 1966 (Hexapoda: Collembola: Dicyrtomidae) no Brasil
Autor(es): Brito, Nathan Paiva
Palavras-chave: Colêmbolo
Quetotaxia
Symphypleona
América do Sul
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Collembola é um entognato, áptero, e numericamente dominante nos ecossistemas terrestres, cujo ciclo de vida curto com gerações bastante numerosas fazem desses animais grandes dispersores, ampliando sua distribuição ao longo das massas continentais. Possuem um desenvolvimento direto, onde suas fases podem ser identificadas através das mudanças morfológicas, principalmente quanto à quetotaxia, entre suas mudas. O estudo do primeiro instar pode ser uma etapa chave devido a ocorrência de pluriquetose a partir do segundo instar. No caso da ordem Symphypleona, a diferenciação morfológica geralmente é pequena devido a baixa quantidade de mudas. A nova espécie de Calvatomina registrada no Brasil foi cultivada em laboratório e teve seu desenvolvimento e morfologia analisados através da quetotaxia do abdômen com ênfase na valva anal, cabeça e apêndices. A espécie está incluída no grupo rufescens devido a morfologia da cerda ms1 na valva anal, e pela fórmula quetotáxica externa do dens. A espécie teve seu desenvolvimento completado, atingindo a fase adulta no quarto instar, décimo quinto dia após a eclosão dos ovos. A quantidade de cerdas neosminthuroidea aparece novamente como uma característica importante, e a descrição do primeiro instar reforça a hipótese no qual um ancestral de Dicyrtomidae possuía espinhos grossos na região posterior cefálica.
Descrição: BRITO, N. P. Taxonomia e ontogenia da nova espécie do gênero Calvatomina Yosii, 1966 (Hexapoda: Collembola: Dicyrtomidae) no Brasil. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18162
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathan Paiva Brito.pdfNathan Paiva Brito10.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.