Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18164
Título: Thelypteridaceae da Paraíba: riqueza, distribuição geográfica e conservação
Autor(es): Silva, Adriana de Oliveira
Palavras-chave: Pteridófitas
Samambaias
Taxonomia
Data do documento: 28-Jul-2017
Resumo: As samambaias representam um grupo muito heterogêneo em hábitos e formas morfológicas, que refletem adaptações obtidas durante a evolução. Tais características adquiridas possibilitaram que estas plantas habitassem uma grande diversidade de ambientes, desde os mais favoráveis à sua existência, ou seja, ecossistemas úmidos e sombreados, até àqueles mais áridos, caracterizando muitas famílias como cosmopolitas. A Paraíba caracteriza-se como um Estado altamente heterogêneo quanto aos ambientes observados e com uma considerável sazonalidade climática, permitindo o estabelecimento de inúmeras famílias, dentre elas, Thelypteridaceae. Esta se destaca por apresentar um par de feixes condutores situados na porção distal do pecíolo da folha e ainda, por possuir tricomas unicelulares na mesma estrutura. Seus representantes possuem distribuição geográfica cosmopolita, estando mais bem representada em regiões tropicais e úmidas. O trabalho objetivou realizar um levantamento florístico-taxonômico das Thelypteridaceae da Paraíba, abordando riqueza, status de conservação e distribuição geográfica em escala local, regional e global. Foram realizadas expedições em cinco Unidades de Conservação paraibanas, levantamentos de dados bibliográficos para o Estado e para o Nordeste e consulta a herbários. Foram encontradas sete espécies distribuídas nos gêneros Christella (2), Cyclosorus (1), Goniopteris (1), Macrothelypteris (1) e Meniscium (2). Tais espécies apresentam significativa distribuição geográfica e são importantes constituintes florísticos paraibanos.
Descrição: SILVA, A. de O. Thelypteridaceae da Paraíba: riqueza, distribuição geográfica e conservação. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18164
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana de Oliveira Silva.pdfAdriana de Oliveira Silva6.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.