Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18166
Título: A lei de acesso à informação nos trabalhos de conclusão de curso da UFPB e da UEPB
Autor(es): Silva, Erick Alisson Cardoso da
Palavras-chave: Arquivologia
Acesso à informação
Lei de acesso
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Lei de Acesso à informação 12.527/2011 nos trabalhos de conclusão dos cursos de Arquivologia das Universidades Estadual e Federal da Paraíba. A estrutura metodológica adotada está definida como descritiva, bibliográfica e qualitativa. Utilizou-se do método exploratório para o levantamento da amostra, através do acesso aos respectivos repositórios. A pesquisa se deu por palavras chaves, sendo elas: acesso à informação, lei de acesso e transparência pública, resultando desta maneira em 18 trabalhos. A pesquisa parte da definição de Bellotto (2002), onde entende-se Arquivologia como a ciência que estuda a prática de tratamento dado aos processos de produção, organização, preservação e guarda relativos aos arquivos; e segue de igual modo Indolfo (2008) tomando o acesso à informação como um direito e um instrumento de exercício da cidadania. Deste modo, buscou-se analisar as contribuições e a forma de abordagem da LAI pelos profissionais e acadêmicos da área. Detectou-se que muito embora os arquivistas sejam dotados de todo preparo, o acesso à informação e transparência tem sido trabalhando de forma mínima na produção acadêmica.
Descrição: SILVA, E. A. C. da. A lei de acesso à informação nos trabalhos de conclusão de curso da UFPB e da UEPB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18166
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erick Alisson Cardoso da Silva.pdfErick Alisson Cardoso da Silva6.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.