Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18174
Título: O agro (é tóxico): o caso do cultivo de abacaxi no município de Lagoa de Dentro - PB
Autor(es): Souza, Glebson Fortunato de
Palavras-chave: Abacaxi
Agrotóxicos
Produtividade
Saúde
Data do documento: 2018
Resumo: A busca para obtenção de maior produtividade na agricultura moderna visa o aumento da lucratividade em menor tempo de cultivo e com maior produtividade. Este fator é resultado do sistema capitalista, pois o lucro sempre foi o objetivo principal deste modo de produção. Os agrotóxicos são produtos químicos, utilizado para controle de pragas e doenças na agricultura. Porém seu uso tem acarretado sérios ricos a saúde do trabalhador rural, aos consumidores e também ao meio ambiente. A utilização de agrotóxicos nas lavouras propiciou aos agricultores cultivar um número maior de produtos no menor tempo possível, obtendo um maior lucro na mesma área plantada. O objetivo principal desta pesquisa é analisar como os agrotóxicos estão sendo utilizados de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente, a saúde dos trabalhadores e a sociedade no geral no município de Lagoa de Dentro, mais precisamente no sítio Bom Jesus. A pesquisa foi elaborada a partir de consultas em produções textuais para uma fundamentação teórica do assunto, em artigos científicos publicados em revistas eletrônicas, bem como nos trabalho de campo, oportunidade em que foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários com os produtores e os trabalhadores das áreas de cultivo do abacaxi, além de registro fotográfico. Os agrotóxicos nas culturas agrícolas são feitos para garantir maior produtividade por hectare, é notavel a necessidade de cada vez mais a utilização destes produtos no meio agrícola, em especial nas plantações de abacaxi, para que os produtores continuem mantendo uma alta produtividade, já que o uso destes agrotóxicos contribui para um resultado mais eficiente na produção. Assim, é de inteira necessidade se prevenir dos efeitos nocivos dos agrotóxicos.
Descrição: SOUZA, G. F. de. O agro (é tóxico): o caso do cultivo de abacaxi no município de Lagoa de Dentro - PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18174
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glebson Fortunato de Souza.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.