Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18175
Título: Análise de websites de arquivos públicos estaduais do Nordeste
Autor(es): Santiago Junior, Zilmário Pitta
Palavras-chave: Arquitetura da informação
Usabilidade da informação
Acesso à informação
Websites
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Com a tecnologia da informação e comunicação em constantes evoluções novas olhares são apresentados e o arquivista que é o profissional que lida com a informação das instituições deve está buscando sempre novos conhecimentos principalmente referentes ao acesso a documentos utilizando a web. A presente pesquisa analisa os quatro componentes da arquitetura da informação, a usabilidade, a acessibilidade dos websites dos arquivos públicos do nordeste que tenham domínio próprio, e verificando a relação desses websites com as diretrizes do Arquivo Nacional. A pesquisa foi de caráter comparativo de abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa foi à observação direta sistemática e os instrumentos de coleta de dados foram os Checklist de usabilidade elaborado a partir dos teóricos CONARQ (2000), Oliveira (2012), Caballero; Perez (2014) e Jacob (2015) e o Checklist de acessibilidade baseado na cartilha de acessibilidade do governo eletrônico e-MAG (2010), além do questionário que foi aplicado via e-mail aos responsáveis pelos websites. Após as análises dos websites foi possível descrever e compreender o seu funcionamento, destacar os aspectos positivos e negativos presentes, além de propor melhorias e recomendações para auxiliar na estruturação do ambiente digital. Conclui-se que é de suma importância a participação do arquivista na elaboração dos websites como ferramenta de acesso a documentação e informação dos Arquivos.
Descrição: SANTIAGO JUNIOR, Z. P. Análise de websites de arquivos públicos estaduais do Nordeste. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18175
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zilmário Pitta Santiago Junior.pdfZilmário Pitta Santiago Junior17.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.