Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18176
Título: Condição fisiológica de ostras Crassostrea sp. dos estuários dos rios Paraíba do Norte e Mamanguape (Paraíba, Brasil)
Autor(es): Santos, Matheus Barbosa dos
Palavras-chave: Índice de condição
Teor de hidratação tecidual
Anidrase carbônica
Poluição
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Estuários são ambientes dinâmicos, que apresentam oscilações de vários fatores, tais como, salinidade, temperatura e pH. Estes corpos d'água são alimentados por rios que transpassam grandes cidades e sofrem com o despejo de dejetos, como esgoto e descarte de fábricas, comprometendo a capacidade homeostática dos animais estuarinos. Sendo assim, a condição fisiológica de ostras Crassostrea sp. foi utilizada como parâmetro para inferir sobre a qualidade do ambiente. Moluscos bivalves são considerados organismos "sentinela" devido possuir características como hábito séssil, e o hábito filtrador, que promove a acumulação poluentes em seus tecidos. Foram escolhidos dois ambientes de estudo, um estuário impactado do Rio Paraíba do Norte, e o Estuário do Rio Mamanguape, que está inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Foram realizadas análise morfométrica, índice de condição (IC), teor de hidratação tecidual (TH) das brânquias e músculo e a atividade da enzima anidrase carbônica (AC) nas brânquias e manto. Os resultados demonstraram que as ostras do estuário do Rio Mamanguape são maiores, porém, o índice de condição, o teor de hidratação tecidual e a atividade da AC nas brânquias e manto foram maiores nas ostras coletadas no estuário do Rio Paraíba do Norte. De acordo com os dados, a dificuldade de regulação do teor hídrico nos tecidos das ostras do estuário Paraíba, já que não conseguiram manter o volume celular, bem como uma maior atividade enzimática da anidrase carbônica, que pode ser uma suposta defesa contra a presença de poluente, sugerem que a fisiologia das ostras estão comprometidas em relação as ostras do estuário do Mamanguape. Com isso, concluímos que existem diferenças entre as ostras coletadas nos dois estuários estudados e que a fisiologia das ostras do rio Paraíba do Norte está prejudicada, uma vez que este estuário é conhecido por possuir um maior impacto ambiental.
Descrição: SANTOS, M. B. dos. Condição fisiológica de ostras Crassostrea sp. dos estuários dos rios Paraíba do Norte e Mamanguape (Paraíba, Brasil). 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18176
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Barbosa dos Santos.pdfMatheus Barbosa dos Santos9.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.