Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18177
Título: Crescimento e abundância de Melocactus violaceus PFEIFF.(CACTACEAE) em um tabuleiro arenoso de Mata Atlântica (REBIO GUARIBAS, PARAÍBA)
Autor(es): Cerqueira, Niviane Ferreira Lafite
Palavras-chave: Crescimento anual de melocactus violaceus
Distribuição de tamanho do cacto botão
Cacto botão
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Também conhecido como cacto botão, o Melocactus violaceus é uma espécieendêmica do Brasil, que ocorre do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Habita florestas úmidas (Mata Atlântica/restinga), campo rupestre ao Norte (cerrado) crescendo diretamente na areia em meio a arbustos na restinga, dunas ribeirinhas e tabuleiros da Mata Atlântica. Apesar de ter ampla distribuição e ocorrer em áreas protegidas, esta espécie é considerada pela IUCN como vulnerável. O objetivo do presente trabalho é estudar a abundância, distribuição de tamanho, e taxa de crescimento em uma população de Melocactus violaceus, que ocorre em tabuleiro numa área de Floresta Estacional Semidecidual, na REBIO Guaribas, Paraíba. Foram amostradas três fitofisionomias diferentes do tabuleiro, onde uma área é predominantemente fechada, a segunda é aberta, na sua grande parte, e por último em uma área onde predomina Lagenocarpus spp., conhecido popularmente como capim azul. Em cada fisionomia marcou-se 10 parcelas de 12.6m2, com 20m de distância entre cada uma, onde indivíduos foram mensurados e marcados.A média de crescimento anual dos indivíduos que sobreviveram ao longo de todo estudo foi de 1,76± 1,12 cm ao ano, com crescimento mínimo de 0,04 cm e crescimento máximo de 4,7 cm.
Descrição: CERQUEIRA, N. F. L. Crescimento e abundância de Melocactus violaceus PFEIFF.(CACTACEAE) em um tabuleiro arenoso de Mata Atlântica (REBIO GUARIBAS, PARAÍBA). 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18177
Aparece nas coleções:51 - TCC
51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Niviane Ferreira Lafite Cerqueira.pdfNiviane Ferreira Lafite Cerqueira3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.